sábado, setembro 25, 2010

A política realmente é uma piada (2)


Vivendo por mais de um ano no Paraná encontrei algumas coisas em comum com política paulista: a palhaçada (!). E não estou falando de politicagem extrema, de acordo entre coligações, nem coisas do tipo. Tô falando da palhaçada escrachada. Hoje recebi pelo Twitter (lookeia), essa matéria: http://networkedblogs.com/8jTCx

Esse Tiririca tava até que engraçadinho sabe, mas a partir do momento que divulgaram um gibi (lookeia) em formato de cartilha pra crianças, fiquei de tal forma pasma, que não acreditei como ninguém impugnou essa candidatura. Candidatura aliás, nos moldes no novo golpe de marketing dos partidos: Eleger famosos. Tudo isso pra quê? Pra incluir mais candidatos da legenda, através da grande quantia de votos.

NÃO JOGUEM SEU VOTO NO LIXO.

Pesquisem, perguntem, cobrem os candidatos que vocês votaram. Parem de falar mal da política, quando o responsável pela política é você. Conheça os projetos, conheça a vida dos candidatos. Uma dica é sempre prestar atenção nas acusações de candidatos oponentes e ver até que ponto as acusações são verdadeiras. 

Têm duas coisas na política que sou contra: Eleição por partidos e pesquisa de intenção de voto. Partidos devem servir pra divulgar idéias, discutir projetos, defender ideais.  Não temos como evitar as panelas políticas. Mas é muito claro o voto partidário. E muitas vezes a pessoa nem conhece o candidato, engole qualquer argumento e vota pra não votar em determinado partido.

Quanto às pesquisas, ninguém gosta de votar em quem está perdendo. E quem precisa de pesquisa com o sistema de votação que nós temos hoje? Pesquisa de intenção de voto só leva o povo à pesquisar menos ainda sobre o candidato que vai votar, e escolher o que acha 'mais bonitinho'.

Outro alerta é sobre o foco do seu voto. Ouço muita gente preocupada com o Presidente. Mas o cara que leva o projeto que representa sua região, ou sua classe é o Deputado. E são eleitos 54 Estaduais e 30 Federais. 84 homens representando seu Estado perante o País. Você conhece as propostas deles, os projetos deles? E Senador, você sabe qual é a função dele? 

Olha gente, não adianta depois vir com aquela ladainha de que política não presta. O que não presta é falta de interesse. Essa identidade de País conquistado tem que ser deletada das nossas mentes e não refletir em suas atitudes. Não somos colônia de Portugal mais.

Em São Paulo, no Paraná, em Minas, Amazonas, não importa. Não tente se 'apolitizar'. Se abster da política também é uma forma de política. É mais ou menos como aquela situação: Não ter regra já é uma regra.

Deixo um Site interessante pra conhecer melhor seus candidatos: Extrato Parlamentar

Namaste!

Um comentário:

  1. querida, penso o mesmo em relação a pesquisa.... voto tem que ser secreto e ganho na raça, não no marketing... quantos aos palhaços, são muitas vezes o próprio povo que é palhaço, pq não pesquisa nada sobre em quem vai votar, simplesmente no mais bonito ou em quem tem o sobrenome mais famoso.... depois, reclama....

    ResponderExcluir